sexta-feira, 22 de maio de 2015

15 AFIRMAÇÕES QUE UMA FILHA PEQUENA GOSTARIA QUE UM PAI SOUBESSE

Temos tido vários avanços na nossa sociedade no que diz respeito à igualdade entre homens e mulheres e por consequência entre pais e filhos, ainda assim, precisamos continuar esse trabalho para que as nossas crianças tornem-se adultos cada vez mais saudáveis psicologicamente.

Apesar de nunca vir a ser pai, fui filha e tenho consciência que todos os padrões que vivemos durante a infância podem vir a funcionar como uma programação cerebral e repetirem-se novamente em adulto. Uma das relações mais importantes para a construção desses padrões é a dos pais, entre si enquanto casal e com os seus filhos. É essa relação que vai construir os pilares internos e as referências dos minis para o futuro, por isso, partilho aqui 15 afirmações que poderiam perfeitamente ter sido ditas por uma menina pequenina ao seu pai. 
  1. A forma como me ama é a forma como vou amar a mim própria.
  2. Pergunte-me como estou a sentir-me e ouça com atenção as minhas respostas, assim percebo o quanto me valoriza.
  3. A forma como trata a minha mãe, casado ou não, é a forma como no futuro eu vou achar que devo ser tratada.
  4. Fale com carinho, de certeza que vou compreender melhor. 
  5. A maneira que fala sobre o corpo feminino, mesmo que seja "só de brincadeira", é o que eu vou achar do meu próprio corpo. 
  6. A forma como me trata, é a forma como vou permitir ser tratada pelos outros.
  7. Se me incentivar no que me faz feliz, é isso que vou sempre procurar .
  8. Ensine-me a amar a arte, a ciência e a natureza e desta forma vou que aprender que pensar é mais importante que ser fútil. 
  9. Deixe-me falar exatamente o que eu quero, ainda que seja errado ou estúpido, pois eu preciso saber que aceita que eu tenha uma voz forte.
  10. Se me tratar com carinho, eu vou aprender a abraçar a minha própria vulnerabilidade ao invés de ter medo dela. 
  11. Deixe ajudar-me nas tarefas que faz, eu vou acreditar que sou capaz de fazer qualquer coisa que um menino também faz. 
  12. Quando protege minha feminilidade, eu aprendo que tudo em mim vale a pena ser protegido. 
  13. A maneira como trata o nosso animal de estimação, quando acha que eu não estou a ver, diz-me mais si que praticamente qualquer outra coisa.
  14. Não deixe que o dinheiro e o trabalho seja o mais importante, ou eu vou aprender a não respeitar nem o dinheiro, nem o trabalho, nem o pai.
  15. Por favor, não minta, porque eu acredito em tudo o que diz.
Afirmações retiradas do Brasil Post, da autora Tara Hedman 







1 comentário: